Metodologia

Metodologia

“O fundamental é que professor e alunos saibam que a postura deles é dialógica. Aberta, curiosa, indagadora e não apassivada…” (Paulo Freire. Pedagogia da autonomia)

Acreditamos que quanto mais próximos da vida os currículos e as ações pedagógicas estiverem, maior será o engajamento do aluno no seu processo de aprendizagem.

Dessa forma, estabelecemos as metodologias ativas como pontos de partida para processos avançados de reflexão, de integração cognitiva, de generalização, de reelaboração de novas práticas.

As metodologias ativas, num mundo conectado e digital, se expressam através de modelos de ensino híbridos, blended, com muitas possíveis combinações. O aprendizado ocorre a partir de problemas e situações reais.

Algumas das metodologias que alunos e professores da Conecta vivenciam:

Aprendizagem Baseada em Projetos

O aluno conecta, em todos os componentes curriculares, vivencia projetos que possibilitam experiências de aprendizagem cooperativa envolvendo problemas formulados com base ‘no mundo real’.

Mão na massa (maker)

As atividades práticas devem envolver trabalho coletivo, estimular criatividade e desenvolver empatia, além de obedecer a princípios que estimulam a autonomia e o potencial inventivo, colocando o aluno no centro de seu processo de aprendizado.

Plataformas adaptativas

São recursos digitais capazes de oferecer trilhas de aprendizagem personalizadas para cada usuário, segundo seu ritmo e necessidade.

Gameficação

Através de mecânicas e dinâmicas de jogos, o professor engaja os alunos para resolver problemas e ampliar o aprendizado.

× Available from 08:00 to 18:00